domingo, 25 de fevereiro de 2018

A ponta do iceberg


O povo brasileiro é muito pacato. Tão pacato que praticamente não reage a quase nada. Nosso país está sucumbindo por conta de tanta corrupção e não movemos nenhum fio de cabelo. Acredito que todos estejamos esperando por um super-herói, daqueles das histórias em quadrinhos, tipo: Os Vingadores, Agentes da SHIELD, Arrow, Raio Negro ou coisas do gênero. O Chapolim Colorado não poderá nos defender desta vez. A corrupção é tanta que chegamos a estranhar que ainda não tenhamos virado uma Venezuela, onde o seu povo está passando fome e tentando fugir das garras de um governo que atingiu a hegemonia política através da imposição das armas e da corrupção.

Hegemonia que todos os nossos políticos sonham e poucos tem a coragem de anunciar tal desejo. Quando o país descobriu o "esquema PC Farias" do governo Collor, a maioria dos brasileiros ficou escandalizada. Como seria possível pessoas ligadas à administração pública terem a coragem e a ousadia de desviar tanto dinheiro e de receber tanta propina? Como éramos inocentes.

O mensalão, que foi capitaneado por assessores e apoiadores do governo do presidente Lula veio romper com a memória permanente de que nossos políticos são autoridades e que eles desejam o bem da população. Antigamente haviam pessoas que acreditavam em políticos como Adhemar de Barros que popularizou o jargão "rouba, mas faz". Que dizer dos eleitores que elegeram tantas vezes Paulo Maluf e tantos outros que já morreram política ou carnalmente?

Exemplos não nos faltam de políticos corruptos. O que dizer de nossos Sarneys, Jucás e Calheiros? Que sobrevivem há décadas no comando político de nosso país e sequer tem seus processos julgados pelo nosso judiciário?

Na história recente de nosso país foi desencadeada a mundialmente famosa "Operação Lava-jato" que está conseguindo levar empresários e personalidades políticas para a cadeia. Tal operação já está sendo alvo de muitos grupos políticos e corre o risco de acabar. Mas ela está persistente e dentro de seu escopo começa a atingir governos até antes considerados "imexíveis" ou "inatingíveis". A nova fase da operação levou para a prisão, mesmo que temporária, pessoas ligadas a governos considerados de direita, que sempre se opuseram aos governos tidos como "populares", mas que também se demonstraram como sendo corruptos.

Na verdade, a sensação que o povo brasileiro deve estar tendo é como aquela máxima adaptada de que "corrupto é igual trouxa raleia, mas não acaba". É isto mesmo, já não dá para acreditar em políticos. A experiência brasileira já extrapolou todas as formas de empirismo e podemos concluir, como há muito tempo ouvimos dizer, que quase todos que entram para a política acabam sendo corrompidos pelo sistema.

É lamentável. Nosso país tem tantas fragilidades. Tantas pessoas que necessitam de políticas públicas. Só que não são atendidas. E por quê? Porque alguns grupos políticos saquearam os cofres públicos. Porque, com o objetivo de ganhar apoio e votos, alguns espertalhões endividaram ou comprometeram as finanças públicas. Agora o país está travado. Governos federal, estaduais e municipais não conseguem fazer mais nada. Muitos não conseguem sequer pagar a folha de pagamento mensal. E o povo fica com uma "banana".

E não deve parar por aí. O que antes achávamos que era exceção, agora é regra. O que divulgam sobre desvios e roubos de dinheiro público pode ser somente a "ponta do iceberg". Também acredito que os esquemas de corrupção existentes em nosso país devem ser dos mais grandiosos do mundo. Resta saber quando nossos super-heróis chegarão para dar um pouco de esperança para este povo tão sofrido.

Related Posts:

  • Boas políticasO IBGE divulgou recentemente o Produto Interno Bruto dos Municípios e, mais uma vez, destaco a importância destes dados para que os municípios façam o planejamento econômico e social e concebam políticas públicas mais objetiv… Read More
  • Temos que bisbilhotarNo ano de 2012 participei de um grupo de estudos na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA) que produziu uma análise da eficiência do gasto público em educação básica nos municípios do Vale do Ivaí e re… Read More
  • Expectativas de 02/01/2023 … Read More
  • O que esperar de 2023?Mais um ano está findando e é natural que se façam previsões de como será o ano novo. Isto ocorre em todas as áreas e com a economia não é diferente, principalmente porque vamos ter um novo mandato presidencial. Como a eleiçã… Read More
  • Vamos ter que esperar um poucoComentei numa emissora de rádio que o governo Lula começa como começou o governo Bolsonaro: sem um plano de governo para a área econômica. É claro que gerou buxixo e insatisfação de ambas as tribos. Mas é bem isto que penso e… Read More

0 comments:

Postar um comentário