terça-feira, 24 de abril de 2018

Todos pela educação?


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) juntamente com o movimento da sociedade brasileira “Todos Pela Educação” publicaram, recentemente, resultado de pesquisa sobre educação no periódico “Retratos da Sociedade Brasileira”. Esta edição aborda temas voltados para a educação básica e alerta a sociedade com a chamada: “Ensino médio público não prepara bem para o mercado de trabalho”.

Os resultados da pesquisa servem de provocação para que a sociedade reflita e discuta a situação atual da educação brasileira para buscar alternativas de eficiência para o setor, que é nevrálgico para o desenvolvimento social e econômico de qualquer país. Mas a pesquisa também pode servir para deixar muitas pessoas indignadas.

Já está consolidada na história do desenvolvimento econômico mundial a importância da educação e da agricultura para que uma sociedade alcance índices elevados de qualidade de vida. Basta revisar os processos de desenvolvimento de países como os Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Austrália, entre outros. A educação sempre foi tratada como prioridade. Em outras palavras, nos países desenvolvidos sempre tiveram politicas de educação, diferentemente de países com diversas mazelas sociais onde os agentes políticos sempre fizeram política com a educação.

No Brasil não é diferente: sempre a educação se faz presente nos discursos e propostas dos candidatos a cargos eletivos e quando estes vencem as eleições e assumem suas funções públicas passam a sofrer de amnésia de memória recente. Esquecem-se das promessas e propostas que fizeram durante a campanha e buscam manter o “status quo” de uma economia estacionária, aquela que não desenvolve, somente cresce.

Sem querer entrar no mérito do aparato metodológico da pesquisa, apenas repercutir os seus resultados, constata-se que ela apresenta que 89% dos brasileiros reconhecem que a baixa qualidade da educação prejudica o desenvolvimento do país e veem a violência e corrupção como os principais problemas que se relacionam com a baixa qualidade da educação. Isto demonstra a insatisfação com a qualidade da educação no país.

Algumas pessoas podem inferir tais resultados aos salários, considerados por alguns como sendo baixos, pagos para os profissionais da educação, mas o problema está muito além disto. A pesquisa não indicou este como um fator preponderante e fundamental, a população indicou como importantes a necessidade de se equipar melhor as escolas públicas juntamente com a necessidade de se estimular a participação dos pais na cobrança de uma boa escola, o aumento da segurança e a melhoria dos métodos de ensino.

Mas o que “salta aos olhos” na análise da pesquisa é que a maioria da população concorda que há problemas de ineficiência dos gastos com educação, em outras palavras, a baixa qualidade da educação brasileira é ocasionada pela má utilização dos recursos públicos e não pela falta deles. Com isto, a sociedade deve ficar alerta para o processo eleitoral que se avizinha, onde muitos candidatos estarão pedindo votos sem assumir compromissos formais e concretos com a sociedade. Devemos escolher candidatos que realmente se comprometam com a melhoria da qualidade do ensino, pois somente assim poderemos ter as pré-condições para a decolagem e atingir a maturidade do desenvolvimento social e econômico em nosso país.

Eles, os políticos, estão chegando para pedir nossos valiosos votos, resta saber até que ponto eles também são a favor de desenvolver políticas de educação ao invés de fazer política com a educação. Somos realmente todos pela educação?

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